PIZZA - PARTE FINAL

Para fechar o especial da pizza, posto aqui minha pizza favorita de São Paulo: a da Speranza perto da 13 de maio.

Detalhe da decoração da Speranza.

Detalhe da decoração da Speranza.

Lá tem o melhor pão de calabresa da cidade, e a minha pizza favorita: de abobrinha. A abobrinha é assada e temperada com alho, o que me faz querer roubar todas as abobrinhas da pizza e deixar só a massa para o namorado :P.

Depois de muito tempo sem ir, sofri a maior decepção na Speranza: eles tiraram a MELHOR TORTA DE MAÇÃ DO MUNDO do cardápio! Por quê??Por favor, coloque a torta de maçã de volta ao cardápio e de quebra, pela decepção, quero que vocês me ensinem a receita. Ok? #nuncatepedinada

Pão de calabresa para partir em pedacinhos e comer acompanhado de uma cerveja.

Pão de calabresa para partir em pedacinhos e comer acompanhado de uma cerveja.

Pizza um terço Abobrinha, um terço Brócolis e um terço Escarola. Estávamos super saudáveis esse dia.

Pizza um terço Abobrinha, um terço Brócolis e um terço Escarola. Estávamos super saudáveis esse dia.

Depois de fazer muitas rondas pelas pizzarias da cidade, eu me voltei ao meu caderno de receitas. Eu sempre incentivo as pessoas a fazerem seus próprios pratos, e com a pizza não poderia ser diferente. Acho que você deveria se aventurar a fazer sua própria massa! Por aqui, rola até um concurso de pizzas entre os amigos, cada um faz seu próprio sabor e submete à votação. Caso você tenha um forno à lenha, acenda com umas duas horas de antecedência com bastante lenha seca, e vá alimentando o fogo com um pouco de lenha a cada meia hora para deixar a temperatura constante. Não pode colocar a massa em fogo muito forte, se não ela fica crua ao mesmo tempo que queima, e nem muito baixo, senão a pizza demora para cozinhar e fica dura.

Caso você queira fazer sua própria pizza no forno convencional, em casa, você pode comprar uma pedra própria para assar pizzas que vai ao forno. Não tem motivo para não tentar!

Segue abaixo a receita de massa de pizza (peguei faz tempo no livro do Luiz Cintra: Um Chef Sem Segredos, e não tem erro):

MASSA DE PIZZA:

Ingredientes (rende massa para 8 pizzas médias).

  • 20 g de sal
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 30 g de fermento biológico
  • 2 xícaras de água morninha (não pode ser muito quente, senão vai matar o fermento)
  • 900 g de farinha de trigo peneirada

Divida a água morna em dois copos: em um você dissolve o sal e o azeite, e em outro você dissolve o fermento biológico.

Em uma tigela, faça um monte com a farinha e abra um buraco no meio. Adicione a água com o fermento nesse buraco na farinha. Misture bem.

Em seguida, adicione a água com o azeite e sal. Amasse e sove a massa por uns 15 minutos. Ela deve ficar bonita e lisa, e desgrudar tudo da tigela. Caso seja necessário, ajuste com um pouco de água ou farinha até atingir o ponto desejado.

Depois de amassar, coloque um pouco de azeite no fundo da tigela, e besunte a massa com azeite também. Cubra e deixe descansar por 1 hora, ou até dobrar de volume.

Depois de uma hora, divida a massa em oito bolas (tem que cortar com uma faca afiada, ao invés de rasgar, para não quebrar a estrutura da massa). Molde as bolas de um jeito que não se vejam as emendas. Coloque as oito bolas em uma superfície enfarinhada e deixe crescer por mais uma hora.

Em seguida, está pronta para abrir! Sempre colocar muita farinha em todas as superfícies para não grudar.

Beijos,

Dá um orgulho de ver sua própria pizza assando! #euquefiz #juntocommeusamigos

Dá um orgulho de ver sua própria pizza assando! #euquefiz #juntocommeusamigos