Ao meu lado, no criado-mudo

Gastronomia rende diversão em muitas frentes, como todos os outros assuntos por aí. Eu amo ler, e não podia deixar de ter vários livros relacionados a comida.

Façamos de conta que é realmente só isso que habita meu criado-mudo normalmente....

Façamos de conta que é realmente só isso que habita meu criado-mudo normalmente....

Ler é a última coisa que faço antes de dormir e muitas vezes é a primeira que faço ao acordar. Por isso, tenho certeza de que algum dia meu criado-mudo vai desmontar, de tantos livros que ficam na parte de cima e sob a gaveta, rsrs.

Quem me conhece sabe que livros de receitas são para mim uma fonte inesgotável de contemplação. Por isso leio mesmo, cada um, do começo ao fim. Eles servem como leituras e não somente para consultas quando preciso fazer algum jantar. Resolvi dividir com vocês as minhas leituras de gastronomia do momento e espero fazer disso um hábito. Vejam abaixo o que estou lendo nos últimos dias:

A Pequena Cozinha em Paris da Rachel Khoo: vocês já assistiram ao programa dela? Costumava passar tarde da noite no GNT, mas ultimamente não tenho visto mais. Os episódios têm um roteiro tão bonitinhos! Normalmente ela viaja para algum lugar, visita lugares, desenha inspirações e paisagens, volta para casa e cria receitas inspiradas naquele lugar.

IMG_6991.JPG
Receita do livro da Rachel Khoo.

Receita do livro da Rachel Khoo.

Por isso, quando vi esse livro no Ponto das Letras em Ilhabela, já simpatizei logo de cara. E assim como seu programa, o livro é todo colorido, tem receitas clássicas, porém adaptadas para se tornarem mais práticas e mais modernas. As fotos também são super bem produzidas e mostram todo um lifestyle, além das receitas. Foi uma boa aquisição!

Bon appétit: toda vez que viajo volto com muitos quilos de revistas na mala. Dessa última vez, a Bon Appétit foi uma delas. Confesso que quando você vai a uma prateleira de revistas em alguma loja nos EUA, fica indecisa com tantas edições sobre culinária/gastronomia. Eu não gosto muito do estilo de algumas delas (estilo seja uma boa dona-de-casa) mas a Bon Appétit me chamou a atenção porque a editora é a Condé Nast, a mesma da Vogue.

Apesar de ter lido outras vezes, dessa vez passei pelas páginas com mais atenção. Tem de tudo, bem do jeito que eu gosto: receitas, crônicas, artigos com ideias para fazer com amigos, resenhas de restaurantes e etc. Já estou de olho nas próximas edições!

A Viagem de Cem Passos: eu sou o tipo de pessoa que lê o livro antes do filme, mas nesse caso específico foi ao contrário. Depois de ver o filme A 100 Passos de um Sonho, do Lasse Hallström, fui investigar mais sobre ele na internet e descobri que a história foi baseada em um livro chamado A Viagem de Cem Passos. Fui na livraria na primeira chance que tive e adquiri o título. Há quem ache engraçado eu ler uma história super empolgada mesmo já sabendo o final, rsrs. Cada um com suas manias...

Sem foto do recheio para não dar spoilers...

Sem foto do recheio para não dar spoilers...

Ele conta a história de um indiano que se encontra na gastronomia e acaba decidindo trilhar a carreira de chef na França. Não vou dar mais spoilers aqui, mas posso dizer que o enredo do livro é um pouco diferente do filme (ambos são muito bons). Nessa história, é possível mergulhar no mundo clássico e conservador da gastronomia francesa, conhecer um pouco dos bastidores do dia-a-dia de um restaurante e se deliciar com termos e menções a receitas tradicionais indianas e francesas. Para se divertir!

E vocês? Quais livros são as novidades ou os queridinhos da estante de vocês? Estou aceitando sugestões ;)

Beijos,