Só o que a gente quer

Outubro está aí e a gente sempre toma um susto quando vemos as lojas ou os shoppings se preparando para o natal. Depois vamos ao supermercado e já tem pilhas e pilhas de panetone, que horror. Eita povo adiantando, hein?

Mas, obviamente, já comecei a pensar nas refeições natalinas.

Com esse assunto na cabeça, outro dia, jantando com a minha irmã, perguntei para ela: “Quais receitas teriam a ceia de natal perfeita para você?”.

Ela me respondeu na lata: “O bolo de nozes da vovó”.

Quando ela era pequena, fomos no aniversário de alguém da família e ela se encantou pelo bolo. Pediu a receita para minha avó e passou a fazer todos os dias! Ficamos com cara de bolo de nozes, rs.

Pelo bem de nossas saúdes, minha irmã não faz mais todos os dias, porém esse bolo tem presença certa em todos os aniversários da família do meu pai. Tem que ter. E tem que ser decorado com as rosas de porcelana que eram da minha bisavó e que dão um ar todo especial para a comemoração.

É um bolo muito simples de fazer, mas a massa cheia de nozes dá uma impressão super requintada. Dá para fazer com antecedência, e só bater o chantili na hora de servir.

O famoso.

O famoso.

Quando eu fiz, para o blog, estava na casa dos meus pais e por isso não temos rosas de porcelana na foto. Na próxima comemoração em família vou tirar uma foto e mostrar para vocês.

É uma ótima receita para fazer no fim-de-semana. E um ótimo substituto para o panetone véio de guerra do natal. Que tal a gente desafiar todas as nossas receitas de natal e fazer uma revolução esse ano? Se a ceia de natal “fosse minha”, a gente teria... bife à milanesa! Hahahahah.

E você? O que teria na sua ceia de natal perfeita?

Beijos.

Bolo de Nozes

Ingredientes (8 porções)

  • 6 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 4 colheres de sopa de farinha de rosca
  • 250 g de nozes sem casca
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite para bater chantili - previamente deixada para gelar

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus. Leve as nozes ao processador e bata até ficar picada grosseiramente, ou coloque dentro de um saquinho, cubra com um pano e bata até ficar apenas pedacinhos. Reserve.

Separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Após ficarem firmes, siga batendo e adicione as gemas e o açúcar. Desligue a batedeira e adicione a farinha de rosca e metade das nozes (125 g), misturando delicadamente com uma colher de pau. Despeje a mistura em uma assadeira untada redonda de uns 25 cm e coloque para assar até dourar. Quando espetar um palito e sair seco, pode tirar.

Enquanto isso, prepare o recheio. Em uma panela, despeje a lata de leite condensado e o restante das nozes, e leve ao fogo apenas para misturar e firmar, sem ferver. Tire do fogo e deixe esfriar antes de colocar no bolo.

Ao tirar o bolo do forno, esperar esfriar um pouco, cortar ao meio e colocar o recheio.

Em uma tigela limpa, bater o creme chantili, adicionar o açúcar e bater até dar o ponto. Cobrir o bolo com o chantili para enfeitar. Bom apetite!

Mamis caprichou! Bota flor, bota guardanapo combinando com a flor...

Mamis caprichou! Bota flor, bota guardanapo combinando com a flor...